Verdade, amor e vida...não necessariamente nessa ordem.

Não quero que o blog se transforme num espaço exclusivo de homenagens e comemorações de aniversário mas ocorre que tenho muito leoninos e escorpianos na minha vida, então julho, agosto e novembro são meses intensos.

Presentes materiais nem sempre representam o que precisamos e como as palavras são minhas amigas, escrever muitas vezes é o que eu posso oferecer de melhor, expressando o afeto que me vai no peito.

Além disso, o cotidiano que me oferece inspiração para isso, então uso dessas datas e figuras para aproveitar e compartilhar um tanto do que me vem a mente. Na linha da homenageada de hoje, essa sou eu e meus amores são expressos no meu andar, falar, escrever e viver...

Bom, dito isso que me perdoem os que me leem e terão mais um texto desses, mas hoje preciso falar de Marelaine Prandi.

O que embora possa ser lido como um texto declaração de amor, também pode conter muitas reflexões e possíveis aprendizados porquê quando penso nela ecoam três palavras na minha mente: VIDA, AMOR E VERDADE;

E quem não precisa respirar nisso, sobre a vida, amor e verdade?

Quem não precisa viver em contato com isso, com o que é a vida, com o exercício e expressão do amor, com contato e aceitação da nossa verdade.

Lembro que já falei num texto sobre sermos seres relacionais e que então nos construímos e reconstruímos em cada um de nossos encontros. Vamos nos encontrando também a partir disso e com mais consciência nos transformando na pessoa que queremos ser, com menos consciência fugindo da pessoa que somos e não queremos ser.

No fim o crescimento chega pra todos, com mais ou menos tempo, com mais ou menos sofrimento, com mais ou menos entendimento e com tanta relação entre esses pontos que é até difícil discorrer mais sobre.

O meu encontro com a Mare tem sido um ode a vida, no seu mais amplo sentido.

Eu aprendo tanto e cresci tanto que só me resta muita gratidão e preciso expressar isso.

Das muitas lições que ela me trouxe eu consigo fazer uma divisão media e catalogar nas pastas dela, organizadas nos respectivos Amor, Verdade e Vida.

Vou começar pelo amor.

A Mare é a personificação dele. Ela ama e ama muito.

Se eu tivesse que defini-la em uma só palavra seria Amor.

Não é o acaso que a protege como diz a canção, é esse amor que ela emite.

Ela consegue amar por onde passa e segue o conselho que foi atribuído a Frida Kahlo, não se demora onde isso não é possível. Ela consegue amar a cada um como é, ela não é cega, nem ingênua, ela vê as pessoas e suas almas com uma clareza e nitidez profunda mas ainda assim, encontrando sombra ela ama a parte que pode ser amada e se protege ou distancia da parte que precisa ser desenvolvida, entendendo que os seres são como são e que cada um tem seu caminho e sua hora de desabrochar.

Já emendando então... ela é a verdade em pessoa.

Eu brinco que talvez essa seja a primeira encarnação dela nesse planeta, ela é tão verdadeira que as vezes se expõe e machuca. Relações politicas não são pra ela, ela tem dificuldade com máscaras.

Representar, omitir, disfarçar são recursos humanos bobos e pobres pra ela.

Por quê não falar a verdade, por quê não viver sua verdade?

As pessoas são o que são e nós somos o que somos.

Não existe o que supere isso, qualquer situação terrena conflituosa pode ser muito melhorada a partir disso.

As pessoas seguem por aí emitindo sua verdade, falando de si mesmo o tempo todo, mesmo, quando e principalmente quando falam dos outros.

A dita projeção que o Freud tanto se dedicou a explicar, segundo ele: "Quando Pedro me fala de Paulo sei mais de Pedro que de Paulo."

Esse foi um grande aprendizado com sua presença na minha vida, relaxar sobre a opinião alheia e respirar na verdade, ela sempre vem a tona, ninguém pode negociar com o tempo e a verdade, então não existe injustiça, mentira ou enganação que perdure. Não existe fofoca que se mantenha, as pessoas que vibram nessa sintonia e compartilham desses assuntos mais cedo ou mais tarde chegam a verdade, não há o que temer, nem o que consertar, é só respirar e caminhar, seguindo seu caminho, olhando para os seus passos e se quiser fazer algo de bom, deixando suas pegadas.

A nossa certeza de verdade pessoal precisa se sobrepor as pequenezas humanas e precisamos nos esforçar para termos essa clareza. Quando questionados podemos e devemos abrir essa verdade senão é só seguir lembrando que "Quando Pedro me fala de Paulo sei mais de Pedro que de Paulo."

Respirar e viver isso tem me ajudado em todas as recentes mudanças da minha vida.

Estabelecer uma nova identidade, num lugar novo, em posições novas, novos lugares em família, compondo outra família e fazendo parte ainda de mais uma... Renunciando a preocupação com a opinião alheia, aceitando e lidando com os esteriótipos que nos são "colocados", entendendo que as pessoas nos compreendem de acordo com seu alcance emocional e pessoal e que falam de nós falando de si mesma, manifestando suas respectivas verdades. Caminhar em paz com isso. Ufa!

Você não sabe o quanto me presenteou com esses ensinamentos Mare. Eu sou jovem ainda e precisei do seu olhar maduro e calmo sobre a vida para internalizar e realmente viver nessa verdade.

De todas as coisas que te dei e que você acha que foram muitas, não há o que possa recompensar o que ganhei com isso. Gratidão.

E por último falar de Mare é falar de vida.

Ela não economiza vida. Vamos? Vamos! Quer? Quero!

Ela tem dado nãos na sua vida mas o maior sim ela também dá diariamente.

Ela escolher viver em sua plenitude. Sua dor e seu amor.

Aberta, livre, amando e sendo amada. Vivendo as consequências disso tudo. A dor e o prazer de ser quem é, inteira, vivendo e ensinando sua verdade. Vivendo e aprendendo sobre a sua e tantas outras verdades que perpassam seu caminho.

E se você é isso, esse ode a Vida no mais amplo sentido da palavra.

No verbo, no substantivo e também no adjetivo, eu só posso te desejar ainda mais vida, ainda mais amor e mais verdade.

Eu só posso desejar que você seja ainda mais você mesma e jamais negue sua essência.

Você é benção na trajetória de tantos outros, e que todo esse bem se multiplique e retorne pra você, passe o tempo que passar essa é a verdade, e que você não a tema jamais.

Deve ser muito bom ser sua paciente e ter esse olhar de amor e colo tão disponíveis mas é também maravilhoso ser sua amiga-irmã, mãe-filha, sobrinha-tia, avó-neta, supervisora-aluna-supervisora.

Nossa relação não cabe muito em rótulos mas é porque a essência nem sempre consegue ser expressa, ficamos com o lampejo do que alcançamos.

E o que alcanço hoje é meu amor e gratidão pela sua vida e presença.

Com muito amor, que você receba meu abraço numa brisa doce que chega até você compondo com o calor da luz do sol... Que ao sentir esse "abraço" você sinta a integração que nosso laço pode proporcionar. O contorno que sua pele viva te concede. A beleza e alegria de ser você e estar nesse lugar, nesse momento desfrutando do Presente.

Você é luz, em estado puro e bruto. Límpido e suave. Que se ilumine e te ilumine hoje, uma vez mais.

Feliz aniversário meu amor!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre a arte de começar

Cuide de você e dos seus. Cuide do outro. Conhecido e desconhecido.

Tecla SAP ativa após 9 am. Por favor não insista!