Raízes

Hoje é um dia muito especial, aniversário do meu pai. Também de uma grande amiga. E faz um mês que eu vim pra cá.

Sobre o niver deles, é aqueles dias que quando estamos perto só estamos perto. Isso basta, damos um abraço e passamos o dia ali. Fazendo nada.

O amor é feito desses mil nadas. Guardado nos detalhes.

Mas quando estamos longe, nossa cabeça recria essas cenas, com cores cintilantes, é a saudade, usando o material que a distância proporciona pra fazer com que possamos nos alimentar, e estar perto, de alguma forma.

Interessante justo hoje, ter caído o meu aniversário de um mês aqui e o niver deles. O niver deles proporcionou a emoção para mergulhar nesse momento.

Sou uma americana de um mês. Como se estivesse nascido dia 30/06. Abri os olhos aqui dia 01/07.

Já vim adulta, já me comunicava, mas apenas com palavras (e ainda faltam muitas rs), falta aquela malícia, aquele entendimento que nos oferece segurança e domínio, e que na medida que vamos crescendo vamos adquirindo.

Hoje cedo caminhei com o marido, logo cedo, as 9 da manhã já estava os 30º graus da doce e quente College. Suamos e por assim ser, já chorei.

Adoro uma frase que diz: "A cura de tudo é a água salgada... o suor, as lágrimas ou o mar."

Desconheço o autor mas concordo plenamente.

Vamos receber amigos em casa, fiz pudim e será um dia alegre. Vamos celebrar a vida, da maneira que nos é possível, longe de casa, mas em nossa casa também.

O nosso coração elege o lugar que vamos chamar de lar, e ele usa pra isso o modelo de conforto e acolhimento. Meus tesouros estão aqui.

Nesses trinta dias, desacelerei. Cheguei de fato. Respirei, olhei, observei. Olhei de novo. Toquei. Usando todos os meus orgãos de sentido para apreender a experiência.

Eu que me achava sabidinha, estou muito surpresa e admirada com a capacidade humana de aprender.

Desde coisas mais complexas como dirigir até comer uma simples pizza.

No transito, eles tem regras distintas e que funcionam magnificamente bem (é um dos momentos que eu penso que esse povo sabe das coisas), como por exemplo, conversão à direita sempre possível, mesmo com o sinal vermelho, é só olhar a via e se estiver livre ir.

Já a pizza, foi uma queimada forte no céu da boca pra aprender a comer. Aqui tem uma camada generosa de molho embaixo do queijo, pronta e preparada para derreter o céu da boca dos gulosos de plantão hahah.

Deve ter uma lição oculta ali, pra doutrinar os gulosos e ansiosos pela comida. Foi uma vez só, já aprendi.

Tantas palavras, cheiros, sensações, lugares, gostos e hábitos novos e que aos poucos vão se tornando meus, e eu vou me tornando desse outro lugar.

Uma amiga recentemente usou a expressão, cresci em volta de mim mesma.

Eu não gosto muito dessa expressão, me remete a ter crescido dos lados, e pra quem está de dieta e pegando firme nos exercícios até dói o ouvido rs. Sugeri a ela pensar que estamos engrossando nossas raízes, nos conectando com o centro da terra, e com nós mesmas.

Num aprofundamento duplo, por dentro e pra fora. De fora pra dentro. De dentro pra fora.

Como uma árvore, que foi retirada do seu lugar com uma porção grande de terra em volta, e que recolocada em um novo espaço expande aos poucos suas raízes, utilizando muito da sua seiva interna já existente para explorar novos espaços e aproveitar.

Balançar os galhos ao vento, dar sombra e aproveitar esses momentos, até que venha o florir.

Coincidência, ressonância ou sincronismo, apaixonei por um quadrinho que agora faz parte da decoração daqui de casa.


Não, não me esqueço.

Das minhas raízes representadas por pessoas, da minha família e lugar.

Nem tampouco das minhas raízes profundidade, conexão com o planeta, com minha natureza e raízes de mim mesma.

O tom ficou de nostalgia, mas também tem muita alegria, muito vigor e muita vontade de viver tudo isso.

Muita excitação e surpresa nas descobertas, e sobretudo muito amor. Aqui e ali, lá e acola.

Amor que se fortalece, expande e nutri, sempre.

E como diz o Oswaldo da minha baby: "Porque metade de mim é amor, e a outra também."

E esse amor sempre continua e dá força para continuar.

Que assim seja, assim é e assim será.




Comentários

  1. Aniversário do meu pai...

    ResponderExcluir
  2. Amei, especialmente, a coisa da água salgada como cura para tudo. Tenho chorado muito e este "canto da Mari"... chegou a minha vida na hora certa. Tinha que ser!

    ResponderExcluir
  3. Que texto lindo, me emocionei!! 😘😘

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre a arte de começar

Cuide de você e dos seus. Cuide do outro. Conhecido e desconhecido.

Tecla SAP ativa após 9 am. Por favor não insista!